domingo, 11 de julho de 2010

Escolinha de Famílias Novas - julho 2010


O AMOR AO IRMÃO

"Pois quem não ama ao irmão que vê, não pode amar a Deus quem não vê".
(1Jo 4,20)

Diz um pensador: "Amar é bom; saber amar é tudo". Sim, saber amar, porque o amor cristão é uma arte, e é preciso conhecer esta arte. Um grande psicólogo do nosso tempo disse: "muito raramente, a nossa civilização procura aprender a arte de amar e, apesar da busca desesperada de amor, todo o resto é considerado mais importante: sucesso, prestígio, dinheiro, poder. Gastamos toda a nossa energia para alcançar esses objetivos e não reservamos nenhuma para conhecer a arte de amar."

Pontos importantes na arte de amar:

1- AMAR A TODOS - empenho de amar além do horizonte restrito do amor natural, as vezes dirigido somente a família e amigos.
2- AMAR POR PRIMEIRO - é um amor que toma sempre a iniciativa, qué é o primeiro a amar. Não ama por que foi amado, ou para conseguir algo em troca. Podemos repetir esta experiência no nosso dia, em casa, no trabalho, no trânsito, no ponto de ônibus, na escola, no esporte...o amor que vai a Jesus no irmão sempre retorna, talvez por outros caminhos, porque no amor o que importa é amar!!!
3- FAZER-SE UM - viver com ou outros as dores, as alegrias, preocupações, necessidades, como se nós as experimentássemos, para poder ajudá-los com eficiência.
4- AMAR JESUS NO PRÓXIMO - Cristo considera feito a si tudo o que se fez de bom ou ruim. "Foi a mim que o fizestes..."(Mt 24,40)
5- AMOR RECÍPROCO - vivida por muitas pessoas esta arte nos leva para o amor recíproco, em todo os lugares que frequentamos. Certos de que assim a vida cristã crescerá em nós e produzirá muitos frutos.

Nenhum comentário: