Por: Costanzo Donegana
A história da Igreja Católica foi profundamente marcada pela presença de carismas que, no decorrer dos séculos, foram surgindo como respostas cristãs para as inquietantes questões que abalaram a humanidade. Em geral, esses carismas deram origem a famílias religiosas. Atualmente, cerca de 200 mil religiosos e 740.000 religiosas pertencentes a centenas de ordens, congregações e institutos estão espalhados no mundo inteiro. Praticamente todos os âmbitos da vida humana são iluminados pelo trabalho dessas pessoas, que são uma demonstração da atualidade da mensagem evangélica e da força de transformação social, e de promoção humana do amor cristão.
O ponto de convergência e de unidade da vida e do apostolado desses religiosos é a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, que está no Vaticano. No final de 2010, um bispo brasileiro, Dom João Braz de Aviz que, desde 2004, estava em de Brasília, foi nomeado Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. Com o estilo simples e sincero, que o caracteriza, Dom João falou-nos dessa nova função na Igreja que, segundo ele, é apenas um serviço à comunhão e à unidade do Povo de Deus...
... “Todos têm consciência de que a comunhão é importante, mas o caminho para realizá-la não é claro. Temos que voltar ao mistério da encarnação, ao mistério pascal; temos que redescobrir por que Deus, para encontrar o homem, se fez tão pequeno. Recuperar o que dizia Paulo: ‘Tende em vós os mesmos sentimentos que havia em Cristo Jesus’”
Entrevista completa: http://www.cidadenova.org.br/RevistaCidadenova
Nenhum comentário:
Postar um comentário