PROJETO AMAZÔNIA 2011: UMA EXPERIÊNCIA INESQUECÍVEL!
Quando recebemos o convite, no ano passado, para participarmos do Projeto Amazônia não tínhamos nenhuma idéia do que ele seria. Mas fomos prontos em darmos o nosso sim: era uma oportunidade de servirmos concretamente à Obra de Maria.
A cidade que nos designaram foi Bragança, no Norte do Pará. E assim, pela primeira vez, chegamos à Região Amazônica. Bragança é uma cidade com mais de 100.000 habitantes e o Projeto Amazônia, ali, diferentemente das outras vezes, estava inserido este ano no programa das Missões Populares da Diocese de Bragança, realizadas no Bairro da Aldeia, Paróquia de São Pedro.
As Missões duraram uma semana. Levantávamos diariamente às 04h30min da madrugada para percorrermos as ruas desse Bairro, rezando e cantando, acompanhados pelo batuque de um atabaque. Ao final, havia um café da manhã para todos os missionários e, em seguida, começávamos nossas visitas aos moradores daquele Bairro.
O Bairro da Aldeia é um bairro bem populoso e a maioria de seus habitantes são pobres. Ali deparávamos quase sempre com uma realidade muito dura: pela proximidade do mar (cerca de 30 km) muitos homens trabalham em barcos de pesca, o que os leva a passar até dois meses longe da família. Era comum encontrarmos casais que vivem juntos há muitos anos sem serem casados na Igreja. Além disso, nas suas ruas o esgoto corre à céu aberto, com todas as consequências danosas para a saúde. Existem também muitas palafitas, casas construídas sobre estacas de madeira à beira do rio, onde, quando chove, os caminhos são inundados.
Nas casas que visitávamos, contávamos brevemente, a história do Ideal e a nossa própria experiência de vida. Era tocante como as pessoas abriam seus corações e nos falavam de suas vidas. Entre os vários relatos, tivemos a de uma senhora que vive com um pescador sem serem casados; e o único impedimento para casarem-se na Igreja, é a falta da certidão de batismo do marido que ele não conseguiu encontrar na paróquia da cidade onde foi batizado. Com lágrimas nos olhos, ela nos contava do desejo de receber Jesus Eucaristia e não poder.
Testemunhamos também várias experiências fortes, verdadeiros exemplos de amor cristão; como o de uma mulher que acolheu em sua casa a prima com a filha. Só que esta prima perdeu a visão quase completamente e tem uma das pernas amputada, por causa do diabetes. Ela contou-nos desta convivência com a prima, como a trata com todo cuidado.
A última residência que visitamos, ao todo foram quase quarenta, foi a casa de uma jovem senhora que havia saído do presídio no dia anterior e que estava festejando a liberdade com uma vizinha, que estava bastante alcoolizada. Mesmo neste ambiente adverso, foi possível falar de Deus Amor.
Neste período, o Movimento dos Focolares, cuja comunidade em Bragança conta com voluntários, Famílias Novas e Gens, organizou três encontros, distintos, para casais e jovens. As reuniões com os casais tiveram como tema a comunicação na vida do casal. Alguns casais de Famílias Novas contaram suas experiências de como superaram situações de grandes dificuldades entre eles, causadas principalmente pelo alcoolismo, e reencontraram a paz e a harmonia no dia a dia.
PROJETO AMAZÔNIA 2011
Para nós, ficou a lembrança inesquecível daqueles dias. Dias em que nos deparávamos, em cada casa, com Jesus Abandonado. Fomos evangelizar, mas, com certeza, nós também fomos evangelizados. Recomendamos a participação do Projeto Amazônia a cada interno da Obra.
Foto de Maria Eliza com a filha Elisângela e netas
Emir e Maria Eliza - Pertencem ao Movimento de Famílias Novas em Brasília/DF
Nenhum comentário:
Postar um comentário