segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Seminário promovido pela Escola Civitas de Brasília

Olá amigos, segue o convite do próximo seminário do Movimento Político pela Unidade em Taguatinga. Neste mês, o seminário com o título: SAÚDE E FRATERNIDADE, BRINCAR TAMBÉM CURA será coordenado pelos alunos da escola Civitas. Os jovens que estão concluindo a segunda turma da Civitas apresentarão um trabalho sobre a brinquedoteca hospitalar, que  é uma exigência estabelecida em Lei federal, de reconhecido valor para a humanização da assistência hospitalar e para recuperar a saúde das crianças.

Um pouco sobre as escolas Civitas:
As Escolas Civitas têm por objetivo oferecer um lugar de diálogo, estudo e experimentação aberto a todos os jovens que desejam viver de forma ativa, responsável e generosa o momento atual da própria cidade e do próprio país. Elas estão inseridas no contexto sócio-político-cultural em que atuam, abertas aos questionamentos e necessidades locais. Mantêm, porém, um objetivo único: aprofundar e praticar a categoria política da fraternidade, como serviço à unidade da família humana. Mais sobre as escolas Civitas no site http://www.mppu.org.br

Um pouco sobre as brinquedotecas:
Porque os alunos escolheram esse tema? A resposta pode estar aqui mesmo na nossa cidade. Talvez alguém não saiba, mas há muito tempo a Unidade de Pediatria do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) oferece esse tipo de atenção às crianças internadas. Muitas dessas crianças apresentam doenças de natureza crônica com longos ou repetidos períodos de hospitalização. Desde a inauguração do hospital (1974), a humanização da assistência é uma das metas da equipe da Pediatria. O HRT foi um dos pioneiros na implantação do alojamento conjunto, da iniciativa “Hospital amigo da criança”, do Banco de Leite, do “Projeto Biblioteca Viva”, e mais recentemente do “Projeto Lego Education”.Também faz parte dessa história, a sala de aula multidisciplinar e multiserial criada em parceria com a Secretaria de Educação que mantém permanentemente um professor para suprir a lacuna pedagógica que alguns alunos sofrem com a internação (Convênio Classes Hospitalares).  


Um pouco sobre a realidade:
Os hospitais públicos com esse perfil de atendimento enfrentam dificuldades no dia a dia para manter essa atividade, e contam com a ajuda de voluntários para as tarefas lúdicas. Um olhar atento da cidade sobre esse aspecto também faz parte da proposta da fraternidade como categoria política. Recentemente, o parquinho da Unidade de Pediatria do HRT, que existe na área verde ao final do corredor da internação, estava muito deteriorado, colocando em risco a saúde das crianças. A pedido do Conselho de Saúde de Taguatinga, a Administração Regional de Taguatinga readequou o parquinho recuperando o espaço e instalando novos aparelhos. Hoje o parquinho está seguro e agradável. Este olhar sobre as situações de maior fragilidade em uma sociedade é despertado quando utilizamos a "lente da fraternidade".

Postagem: Júlio Carneiro

Nenhum comentário: