quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Mariápolis 2010


Mariápolis 2010
NOSSA COMUNIDADE

Dedicamos esta edição ao nosso grande encontro do ano: a Mariápolis.









Um relato mais completo você vê em:http://mariapolisco.blogspot.com


Luiza conta como busca corresponder ao amor de Deus. Uma aluna de outra turma, que nem era sua amiga, vendo-a guardar o livro de química no armário, pediu-o emprestado. Luiza precisava do livro no dia seguinte e a menina garantiu que devolveria a tempo. Mas a menina não procurou Luiza no dia seguinte, pois precisava muito de ganhar um ponto na aula justamente naquele dia. Sem saber disso, Luiza pediu o livro de volta logo no primeiro horário, pois era justamente a hora de sua aula de química. Mas, logo depois da aula, preocupada com a menina, foi à sua sala emprestar-lhe novamente o livro. A menina, que era rejeitada por suas colegas, não esperava aquilo, e ficou muito emocionada diante da delica-deza de Luiza, coisa rara no colégio.

Importante o fórum sobre a influência dos meios de comunicação de massa na família. Além de tomar o tempo dos relacionamentos, massificar as reações comportamentais e induzir ao consumismo, a TV exerce um efeito muito negativo na formação das crianças, que podem desenvolver transtornos como o déficit de atenção. Paradoxalmente, os meios de comunicação social têm como missão a construção da grande família humana.

Márcia, nova na região, conta sua história cheia de aventuras, desde que descobriu o imenso amor de Deus e passou a correspondê-lo. A partir de então, experimentou uma liberdade jamais imaginada, chegando a viver em diversos países, levando aos outros esse Ideal da Unidade.


As jovens do Movimento contam como utilizam a internet para manter o contato entre si, mesmo sendo de cidades e até estados diferentes. Por meio de conferência telefônica, procuram se “encontrar” frequentemente, para manter viva a comunhão entre elas, típica da nossa espiritualidade coletiva, compartilhando alegrias e dificuldades, e sempre se ajudando.



Os jovens do Movimento em Brasília também contam como vivem essa espiritualidade coletiva. Problemas da faculdade ou dificuldades com a família, mas também alegrias por passar em um concurso ou a chegada da namorada, tudo é matéria para se colocar em comum e cultivar uma vida de família–família sobrenatural.

* Nossa Mariápolis envolveu todos os estados da Região Centro-Oeste, mas as outras regiões também fizeram suas mariápolis. No Brasil foram mais de 20 ao todo.
* As famílias do Movimento dos Focolares apresentaram ricos e comoventes depoimentos, como o de Gaspar e Miriam, que com uma crise financeira, perderam tudo que tinham, exceto o que haviam destinado para os filhos, já casados. Conhecendo o Movimento, compreenderam que seu infortúnio tinha sido a falta de unidade entre si. Hoje, mesmo vivendo de aluguel, descobriram que são mais felizes do que nunca, pois decidem tudo juntos.
* Ao casar-se com Rita, Marcos enfrentou o preconceito racial da tradicional família dela, pela sua pele morena e condição social. Mas seu modo de agir conquistou a simpatia de todos. Quando a mãe dela foi morar com eles, foi tão bem tratada por Marcos, que ninguém dizia que eram sogra e genro.
* Quando Edilson teve que vender a padaria, Lilian entendeu que precisava pensar na realização profissional dele, e ele, que deveria conviver mais com os filhos. Então, compraram uma linha escolar e ela deixou o emprego para ajudá-lo. Com o bom trato com os clientes e regras de conduta na van, Edilson passou a ser muito requisitado, além de ajudar no relacionamento das crianças com seus próprios pais. Depois, a Lilian passou num concurso, para um emprego melhor e perto de casa.

Nenhum comentário: